GOLPES EM TEMPO DE PANDEMIA – COVID-19

Estamos vivendo um tempo delicado com a pandemia de CODIV-19, e com isso todo cuidado é pouco para nossa saúde. Mas não podemos esquecer que a situação abre uma janela para os oportunistas que se aproveitam para acessar dados indevidamente de pessoas em suas transações financeiras e compras online.

Normalmente lançam falsas propagandas e promoções de empresas já consolidadas no mercado para tentar ganhar credibilidade. Tais iscas dizem garantir benefícios tentadores como desconto no abastecimento em redes de postos de combustíveis,  cadastro e saques de benefícios oferecidos pelo governo, oferecendo a partir de um cadastro prévio, normalmente envolvendo cartões de crédito, distribuição de ovos de páscoa, que é um produto sazonal do período em que estamos, de modo a chamar e prender a atenção da vítima.

Recentemente publicado pela e empresa Kaspersky, os cibercriminosos estão publicando tais golpes mascarados de bom moço em carona às campanhas de conscientização das pessoas quanto ao COVID-19 e, com isso, estão até oferecendo kits gratuitos compostos por álcool em gel e máscaras cirúrgicas, estes que seriam oferecidos pelo governo federal e, além de informações atualizadas sobre a situação no país. Normalmente se espalham via WhatsApp, Telegram e similares, além das redes sociais.

Os golpes não terminam nestes anteriormente mencionados, se estendem para qualquer serviço disponível, streaming de vídeos como Amazon, Netflix são muito comuns, principalmente neste período, em que o usuário é orientado a compartilhar depois de responder algumas perguntas em um site não oficial e duvidoso, aqui o objetivo é faturar com anúncios, já que o volume seria grande de diversos pontos de acesso, garantindo receita nas publicidades veiculadas.

Como de costume a mensagem maliciosa, direciona a possível vítima a uma página falsa que colherá todas as informações sigilosas e sensíveis solicitadas e, a partir desse momento poderão fazer qualquer coisa com os dados recebidos. Outra possibilidade também é levar a sites maliciosos com sistemas de mineração de bitcoin ou até mesmo ‘sequestro’ reconhecidamente como ransonware, criptografando os dados do usuário, exigindo o pagamento de um valor pré determinado para a possível devolução dos arquivos.

Estes foram apenas alguns exemplos do que ocorre e como os criminosos eletrônicos agem para poder faturarem a qualquer custo, não importa como. Portanto todo cuidado na internet também é pouco, deve-se estar muito atento a possíveis promoções ou condições que estão ofertando, como já diz o ditado, quando a esmola é demais, o santo desconfia.

 

Fontes:

https://www.eset.com/br/antivirus-corporativo/artigos-enterprise/golpes-que-se-aproveitam-da-preocupacao-com-o-coronavirus

https://www.welivesecurity.com/br

Golpes via WhatsApp usam coronavírus para roubar dados pessoais

You may also like